13 agosto 2006

Fidel Castro

"Nuestro pueblo heroico ha luchado 44 años desde una pequeña isla del Caribe a pocas millas de la más poderosa potencia imperial que ha conocido la humanidad. Con ello ha escrito una página sin precedentes en la historia. Nunca el mundo vio tan desigual lucha." (discurso do 1º de Maio de 2003, em La Habana).

Fidel Alejandro Castro Ruz, nasceu emBirán, Holguín, a 13 de Agosto de 1926, é o presidente da República de Cuba e uma das personalidades políticas internacionais mais conhecidas, carismáticas e polémicas.

Para seus defensores, Castro representa o herói da revolução social e a garantia de repartição equitável da riqueza no país, devido a sua política de inspiração socialista.

Seus adversários, internos e externos, no entanto, consideram-no o líder de regime ditatorial baseado numa política de partido único e numa polícia repressiva de estado, no que diz respeito à liberdade de expressão e à aplicação de penas duras (inclusive a morte) a presos políticos. É um líder bastante contestado internacionalmente.

Nós revolucionários e socialistas desejamos vida longa ao líder que até hoje mostra ao mundo que vale a pena lutar contra o imperialismo norte americano!

Sem comentários: