Páginas

13 junho 2006

Lord of War

Senhor das Armas é um filme escrito e dirigido por Andrew Niccol e estrelado por Nicolas Cage.
Cage interpreta Yuri Orlov, um Ulcrânio (Ucraniano) traficante de armas. Acredita-se que foi baseado na vida do Bilionário Marc Rich, e também na vida de Viktor Bout. Eamonn Walker figura como (André Baptiste Sr.) que foi "inspirado" em Charles Taylor.

Citações do filme:

  • "Não importa onde você vá, lá há uma arma."
  • "Há alguma coisa acontecendo aqui. O que acontece não está exatamente claro. Há um homem com um arma ali em cima. E ele está dizer que devo me proteger. Eu acho que é hora de parar, crianças, o que é aquele som? Todos olham para o que está prestes a cair."
  • "O maior traficante de armas do mundo é o seu chefe. O atual presidente dos Estados Unidos da América."
  • "As armas de extermíno em massa não são as bombas atômicas, são armas como as que eu compro e vendo da Russia, China e EUA"
  • ...serás promovido e afastado do caso e, o seu chefe virá me tirar e continuarei a fazer o que sei: comprar e vender armas!

Charles Taylor capturado recentemente na Nigéria, próximo de Camarões, onde se preparava para fugir com duas malas cheias de dólares; é o homem que patrocinava com dinheiro e armas uma milícia que roubava, violava, mutilava, massacrava e matava milhares de pessoas

O Tribunal Especial para a Serra Leoa foi criado para "julgar todos os que têm grande responsabilidade pelos crimes contra a Humanidade e de Guerra". Charles Taylor foi acusado por 17 crimes de guerra e contra a humanidade, incluindo aterrorizar a população, assassinatos ilegais, violência sexual e física, recrutamento forçado de crianças-soldado, raptos, trabalho forçado, ataques ao pessoal da ONU, entre outros.

Na foto com ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano

Sem comentários: