Páginas

12 junho 2006

Álcool beneficia aos homens

Ingerir bebidas alcoólicas todos os dias - com moderação, é claro - reduz o risco de doenças do coração entre homens. Para mulheres, os benefícios dependem somente da quantidade de álcool consumida.

Entre as mulheres que bebem pelo menos uma vez por semana têm o risco de doenças coronárias reduzido. Mas as que bebem todos os dias também. As diferenças são mínimas: as que consomem álcool todo dia têm 36% menos chance de sofrer do coração. Já as que bebem uma vez por semana têm 35% menos chance dos que as que não bebem.

Entre os homens, os que bebem todos os dias têm 41% menos chances de terem doenças do coração do que os que não bebem, contra 7% a menos de chances para aqueles que bebem uma vez por semana.

Os pesquisadores acreditam que a diferença entre homens e mulheres pode ser hormonal, ter relação com o tipo de álcool consumido, ou então ser causa do processamento do álcool em cada corpo.

A relação entre a frequência e quantidade já havia sido revelada em outra pesquisa, mas nunca em pesquisas entre gêneros. O máximo recomendado por médicos é a ingestão de 14 unidades por semana para mulheres e 21 para homens.

Fonte: Galileu

Sem comentários: