Páginas

16 junho 2006

Informações Úteis


Um pouco de cultura sempre faz bem.
Todo mundo já ouviu estas "porcarias" várias vezes. Agora alguém se preocupou em juntá-las e esclarecê-las.
A maior parte dos erros que juntei são ditos por diversas pessoas que convivo no meu quotidiano mas o que me fez escrever este post foram os erros ditos pelos locutores/jornalistas das televisões locais (tanto um como outro)... Este post é um verdadeiro serviço de utilidade pública não só para os locutores/jornalistas mas para muitos moçambicanos analfabetos aprenderem…


Evite dizer:
· Joanquim (Joaquim)
· Arreia (Areia - ...a areia da praia está quente!)
· Caro (Carro - ...o meu carro está sem combustível)
· Sui eu (Sou eu)
· Trezentas gramas (é O grama e não A grama)
· Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade)
· Asterístico (asterisco)
· Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Moçambicana)
· Adevogado (advogado - com d mudo)

E lembre-se também:

· Mal - Bem
· Mau - Bom
· A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA (nascer, brotar )
· O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas tem espinhos
· Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA
· O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO
· “FAZ dois anos que não o vejo” e não “FAZEM dois anos”
· POR ISSO e não PORISSO
· “HAVIA muitas pessoas no local” e não “HAVIAM”
· “PODE HAVER problemas” e não “PODEM HAVER….”
· PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA
· A PARTIR e não À PARTIR
· Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, comprar ou comer (mim não conjuga verbo; apenas “eu, tu eles, nós, vós, eles”)

As pronúncias:

· CD-ROM é igual a ROMA sem o A
· Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka etc).
· ROM quer dizer read only memory - memória apenas para leitura
· HALL é RÓL não RAU, nem AU.

E agora, o horror:

· Não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO)

Só mais uma:

· Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário. Isso é shit...

Sugiram a leitura para os seus amigos e inimigos. Se há tanta "porcaria" na internet, porque não ler coisa útil de vez em quando?

Acrescento:

· O certo é CUSPIR e não COSPIR
· Fora os que falam estou “soando” referindo-se ao calor… O certo é suando, com “u”, pois quem “soa” é sino!
. MERITÍSSIMO (deriva de mérito, pessoa cheia de méritos) em vez de MERETÍSSIMO (que, aliás, não existe).

Tenho dito,

Clandestino

Sem comentários: