Páginas

11 maio 2006

Tédio


Se há uma maneira de distinguir a cultura ocidental da oriental é a maneira como todas encaram o tédio. Os orientais têm uma perspectiva positiva da questão: encaram o tédio olhando para o seu potencial. Para eles o tédio é um estágio do processo criativo. Um limbo. Acreditam que é a partir dele que tudo nasce. É uma perspectiva interessante e desculpabilizadora, na minha singela opinião.
Já na perspectiva ocidental o tédio é sinónimo de seca, de angústia desmesurada, de não ter nada para fazer, e de «ai ai ai tenho que fazer qualquer coisa para me sentir útil».
Os mocambicanos, provavelmente contaminados pelas influências africanas e/ou lusas que insistentemente, como os ocidentais, gostamos de contrariar, têm uma perspectiva muito particular do tédio quando enquadrada no panorama ocidental (lusa): para o
mocambicano, o tédio é uma merda que se tem de contrariar com todas as nossas forças. Se juntarmos a isto aquela característica nacional que nos define tão bem que é a inveja, então veremos que o tédio mocambicano é a melhor aproximação ocidental ao tédio oriental: ficamos muito criativos para dar cabo da vida de alguém. O mocambicano quando está entediado embirra com outro mocambicano. É o seu modus operandi para ultrapassar esta questão. Embirra com o facto do outro não pertencer ao seu clube, embirra com o facto do outro ter uma casa melhor, um carro melhor, um emprego melhor, um ordenado melhor, uma inteligência melhor, um sentido de humor melhor, enfim... muita coisa melhor. O que é curioso é que este melhor é perfeitamente subjectivo. É algo que só quem está com tédio sente, e que não é necessariamente a realidade. Mas que se lixe: para o mocambicano, lixar outro mocambicano é a melhor maneira de saciar o seu tédio. É a nossa faceta africana.
"Moçambicanos, moçambicanas um invejoso, um ambicioso é criminoso e é capaz de tudo, até mesmo vender a sua pátria...." Dizia Samora Machel.

É triste, mas é exactamente o que vemos nos dias de hoje...!

Mais não disse,

Texto original de "Humor Negro"

Sem comentários: