Páginas

10 março 2006

Nesta data, também, naceu um terrorista!!!

Usāmah bin Muhammad bin `Awad bin Lādin, nasceu em 10 de Março de 1957 ou 30 de Julho em árabe: أسامة بن محمد بن عود بن لادن. Conhecido como Osama bin Laden* Tornou-se chefe da Al-Qaeda (أسامة بن لادن), é um terrorista saudita treinado pela CIA (serviço de inteligencia dos Estados Unidos) para combater as tropas da antiga União Soviética durante a invasão daquele país ao Afeganistão., uma organização islamita militante envolvida nos ataques terroristas contra alvos civis e militares em diversos lugares do mundo. É o terrorista mais conhecido no mundo atualmente em função dos ataques de 11 de Setembro nos EUA.
É membro da riquíssima família bin Laden, que o renegou publicamente em 1994, pouco antes do governo da Arábia Saudita lhe retirasse a cidadania, e anos antes dos ataques de 11 de Setembro de 2001.
Em 7 de Agosto de 1998, após a explosão de 2 embaixadas americanas por 2 carros-bomba, em cada um, no Quénia e Tanzania, que mataram no total de 256 e feriram 5100, ao ser apontado no mesmo dia pelo governo dos EUA como o principal suspeito, Osama bin Laden se tornou um terrorista conhecido rapidamente, pois até então era desconhecido pelo mundo, mas não o nome do grupo terrorista e sim como "o milionário terrorista Osama bin Laden".
O governo dos EUA indicou bin Laden como o principal suspeito dos ataques de 11 de setembro, que causaram a morte de ao menos 2752 pessoas, embora ele não tenha sido formalmente acusado, mas ele assumiu os atentados uma semana antes das eleições dos EUA em 2 de Novembro de 2004. Só mesmo depois dos atentados de 1 de Setembro, é que a Al-Qaeda foi conhecida. Acredita-se que atualmente esteja escondido em algum lugar da fronteira montanhosa entre o Afeganistão e o Paquistão.

*Os mais reputados linguistas e arabistas portugueses são da opinião que a transliteração mais adequada ao português seria Usama bin Laden e não Osama bin Laden.

Sem comentários: