18 outubro 2006

Hoje também é Dia da democratização da mídia

Dia da democratização da mídia é para:
Qualquer pessoa que confie em meios de comunicação para não censurar vozes importantes em vez de interesses dos poderosos;

Em resumo, Dia da Democratização da Mídia é para qualquer pessoa que está cansado de meios de comunicação centralizados, baseado em lucros e defendendo interesses de grandes empresas ou políticos e quer uma mídia de maneira clara e que promova amplos debates democráticos e mudança social.

Mais e mais pessoas estão concluindo que são dominadas, os meios de comunicação corporativos são um problema para democracia e um obstáculo chave a mudança social progressiva. Mas qual a razão para isso? De acordo com os textos e livros, jornalismo é para fornecer a qualidade de informação, e um vasto leque de perspectivas e vozes, promover participação em conversas públicas e cidadania informada. Mas atrás da matéria jornalística do dia existe: convergência, competitividade global, liberação, escolha do consumidor, a realidade é que o sistema de meios de comunicação está com menos e menos proprietários controlando cada vez mais meios de comunicação de massa. Cada vez mais integrado para fins lucrativos de corporações multinacionais. Cada vez mais guiado por propagandas e consumo e não interessando que antes de tudo está o serviço ético para o público. Cada vez mais formado pela agenda de grandes empresas e sua ideologia neoliberal de cortar impostos para serviços públicos e injetando dinheiro em desinformação para nós.

Sem comentários: