Páginas

26 janeiro 2006

José Mourinho

José Mário dos Santos Mourinho Félix, nasceu em Setúbal, Portugal em 26 de Janeiro de 1963, é treinador de futebol. Mourinho está actualmente a treinar um clube londrino, o Chelsea.
O Porto Mágico
Mourinho rapidamente identifica os jogadores-chave: Vítor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha, Deco, Dmitri Alenichev e Postiga. A esta espinha dorsal juntam-se, entre outros, Maniche (Benfica), Paulo Ferreira (Vitória de Setúbal), Nuno Valente e Derlei (ambos da União de Leiria). Com o rigor táctico e a determinação sui generis de Mourinho nasce o Porto Mágico. Em dois anos venceram duas competições europeias e as duas Superligas.
Em 2003, Mourinho ganha o primeiro campeonato português com 27 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, vence a Taça de Portugal (contra o seu anterior clube, União Leiria) e conquista a Taça UEFA (contra o Celtic de Glasgow).
No ano seguinte, o FC Porto conseguiu ganhar mais uma vez a Superliga, agora com 8 pontos de vantagem. Perde na final da Taça de Portugal contra o rival SL Benfica, mas 2 semanas depois triunfa na mais alta prova da UEFA. Derrota o AS Monaco (3-0) na final da Liga dos Campeões (3-0). Em toda a prova o FC Porto de Mourinho só perdeu com os galácticos do Real Madrid na primeira fase de Grupos.

Sem comentários: